Recentemente, o Prof. Américo Galvão Neto, consultor de organização da Rede Doctum e presidente do Casarão das Artes, publicou o seu artigo “Desvelando os saberes na produção fílmica de Suzana Amaral” na Edição Especial (V.4 – 2017) da Revista Livre de Cinema, p. 31-48, Jul. 2017.
O artigo foi feito em parceria com o Prof. Humberto Gomes Pereira, Mestre em Letras e a Profa. Flavia Amaral Rezende, Doutora em Artes Visuais e Mestre em Multimeios. O tema escolhido foi uma homenagem aos autores e ao trabalho da cineasta, que começou a carreira no final da década de sessenta e que está em plena atividade aos 85 anos.
Os autores buscaram dialogar o cinema, filosofia, imagem e hermenêutica nos principais filmes dirigidos pela cineasta brasileira Suzana Amaral: A Hora da Estrela, uma obra de Clarice Lispector e Hotel Atlântico, baseado na obra do escritor gaúcho João Gilberto Noll. Os autores abordam a possibilidade metafórica existencialista, materializada na linguagem cinematográfica como decorrência “natural” da textualidade visual de Lispector e Noll. A partir da obra de arte fílmica, o trabalho coloca a direção de Suzana Amaral como representação de um certo conhecimento sensível.